9.8 - ARQUITETOS DA MODERNA TV
Como em toda a história da Eletrônica, as teorias, pesquisas e invenções que culminaram com o estado da atual tecnologia foi devido ao trabalho de inúmeros pesquisadores, engenheiros, cientistas e mesmos inventores, (a). Assim, o campo da transmissão da imagem não foge a regra, de forma que dentre os pioneiros da moderna televisão destacam-se:

Charles Francis Jenkins
E
fetuou vários trabalhos sobre projeção de filmes e do fac-símile, o que o conduziu finalmente à televisão onde em 1925 demonstrou um sistema de varredura mecânica usando um tipo de disco rotativo. Jenkins morreu em 5 de junho de 1934 na cidade de Washington, DC, EUA no limiar da televisão eletrônica.

John Logie Baird
Nascido em 13 de agosto de 1888, em Helensburg, Escócia. Freqüentou o colégio técnico real em Larchfield e a universidade de Glasgow, onde estudou engenharia. Suas pesquisas sobre a televisão começaram em 1923 quando, três anos mais tarde, demonstrou o princípio da varredura mecânica. Baird inventou ainda, um sistema de transmissão de imagens usando raios infravermelhos, ao qual denominou de NOCTOVISOR.

Karl Ferdinand Braun
Físico, nascido em 6 de junho de 1840 em Fulda, na Alemanha, foi educado em Malburg e Berlim onde em 1895 tornou-se professor de física e mais tarde, diretor do Instituto de Física de Estrasburgo. Braun desenvolveu o primeiro tubo de raios catódicos, o qual foi o precursor do cinescópio.

a) ilustração de um dos primeiros sistemas de projeção de imagem.
Paul Nipkow
Foi educado em Lauemburg, Pomerânia, de onde era natural. Em 1884, recebeu uma patente para os eu invento, o então disco de varredura espiral, usado na maioria dos primitivos sistemas mecânicos de TV. Apesar das suas idéias avançadas para a época, seu conceito para um sistema de transmissão de imagem à distância, carecia ainda de outros recursos técnicos como a fotocélula, o tubo de raios catódicos, bem como, da própria válvula termiônica. Paul Nipkow morreu em 24 de agosto de 1940 em Berlim, na Alemanha.

Philo Taylor Farnsworth
Foi um pioneiro americano no desenvolvimento da televisão operando pelo princípio eletrônico. Em 1927, Farnsworth recebeu a patente para um sitema de transmissão de imagem de concepção totalmente eletrônica, com o desenvolvimento do chamado tubo dissecador, usado para a varredura da imagem, o qual operava em conjunto com um outro tipo de dispositivo eletrônico consistindo de um multiplicador de elétrons, denominado pelo inventor como MULTIPACTOR, cuja finalidade era aumentar a sensibilidade do dissecador.
  
Vladimir Kosma Zworykins
Natural de Mouron, Rússia, onde nasceu em 30 de julho de 1889. Em 1912 completou o
curso de engenharia elétrica no Instituto Tecnológico de Leningrado, onde estudou sob a orientação do professor de física Boris Rosing, um pioneiro nas pesquisas do tubo de raios catódicos aplicado à TV.
Após a primeira guerra mundial imigrou para os EUA, onde após vários estudos e doutoramento, em 1929 inventa o conversor de imagem conhecido como Iconoscópio.

William Crookes
Químico e físico inglês, nasceu em 17 de junho de 1832 em Londres. Através das suas pesquisas pioneiras inventou uma forma primitiva de tubo de raios X, mais tarde, conhecido como tubo ou ampola de Crookes, o qual em 1895, foi usado e aperfeiçoado por Roentgen, observando pela primeira vez a emissão de raios desconhecidos denominados de raios X. Suas pesquisas conduziram ainda outro cientista, J. J.Thomson, a descobrir o elétron, e assim, explicar a natureza dos raios catódicos.