10 - A ORIGEM DO ESTADO SÓLIDO - DO TRANSISTOR AO CI
Com a clássica experiência do físico alemão Heinrich Hertz, em 1887, ficou provada a existência das ondas Hertzianas ou, ondas de rádio como são mais conhecidas, vides capítulo desta série:  A PRÉ HISTORIA DA ELETRÔNICA.
Como este tipo de radiação é imperceptível aos sentidos, tornou  necessário criar-se meios ou dispositivos capaz de detectá-las.
Nos primórdios da Eletrônica, os pesquisadores usaram dos  mais variados métodos e processos, originando-se obscuros detectores das ondas de rádio, chegando-se aos cristais naturais que na realidade são materiais proto-semicondutores.
Neste primitivo estágio da evolução da Eletrônica os cristais eram usados para esta finalidade, porém, pouco compreendidos pois naquela altura,  nada ainda se sabia sobre a natureza da  estrutura da matéria o que levou os pesquisadores a desenvolver a válvula termiônica.
Por muito tempo a válvula foi a espinha dorsal da Eletrônica, atuando como elemento amplificador, detector, retificador, etc. Porém, é interessante notar que após 1948, com a invenção do TRANSISTOR , ocorrida nos laboratórios Bell, EUA,  descortina-se uma nova  fronteira  para a humanidade, com o  surgimento deste  novo tipo de  detector das ondas de rádio, agora não mais empregando cristais naturais, porém, sim, aqueles  criados pelo homem. Inicia-se, assim, a era do estado sólido.

Tabela mostrando tipos primitivos de dispositivos usados para a detecção da radiação