9.7.2 - DO RECEPTOR PRETO-BRANCO AO DIGITAL
Nos meados da década de 50, com exceção das pesquisas sobre a TV em cores, muito pouco havia sido introduzido na tecnologia do receptor TV prêto-branco, apesar do seu enorme sucesso quer nos EUA como na Europa.
Entretanto, devido a intensa concorrência e, da própria necessidade de um produto inovador para um mercado saturado, a PHILCO, nos EUA, após intenso trabalho e pesquisa, lança os receptores da serie PREDICTA e SAFARI, que trouxeram grandes inovações tecnológicas.
O televisor PREDICTA tinha como principal inovação o seu design industrial que foi o esforço conjunto de vários estilistas com: Sev Jonassen, Herbert Gosweiler, Richard Whipple. Evidentemente o seu arrojado design foi possível graças ao emprego do cinescópio de 110º desenvolvido  no início dos anos 50 o qual foi posteriormente re-trabalhado pelos engenheiros da PHILCO de forma a torná-lo mais compacto no seu comprimento pelo emprego de catodos planos bem como da inserção dos componentes do canhão eletrônico no interior do tubo.
Para aumentar o contraste do cinescópio o mesmo era provido de uma mascara moldada com plástico butiráto. Apesar de ser convencional, o circuito eletrônico era montado através do novo processo de circuito impresso (b)
O modelo PREDICTA inovou pelo seu design futurístico, por outro lado, o seu congênere SAFARI pela sua portabilidade. Pois foi um dos primeiros televisores portáteis totalmente transistorizados. Sua concepção tecnológica era bastante interessante, pois apesar de usar um cinescópio com diâmetro de duas polegadas, pelo emprego de um sistema óptico, com espelhos, desenvolvido nos laboratórios da PHILCO  pelo engenheiro Ernie Traub, a imagem virtual era projetada cerca de 60 cm atrás da tela e, desta forma, permitia uma área de visão equivalente a um cinescópio de 14 polegadas.
O aparelho usava 21 transistores e os eu carregador de baterias de 7 V permitia 4 horas de operação em contínuo. Entretanto, apesar do seu excelente desempenho operacional, como boa qualidade de imagens em distorções ópticas inerentes ao sistema de retro-projeção, além da sua grande sensibilidade na recepção de sinais distantes, o modelo SAFARI era relativamente caro para o consumidor, o que limitou em muito a sua venda. (c)

(a) Comparação entre três tipos de cinescópios com telas de diâmetros iguais mas com ângulos de deflexão diferentes. Nota-e logo a diferença na redução do comprimento do tubo de 110º, o primeiro, com aqueles de 70º e 90º respectivamente.

b) O televisor série PREDICTA, modelo UG 424M, lançado no mercado americano em 1958. (c) O televisor série SAFARI, modelo H2010L. (e) Moderno receptor de TV usando tela plana, fabricado pela Panasonic.
Receptor de TV colorida com tela de Plasma - Philips