9.3 - O CONVERSOR DE IMAGEM
Para a geração da imagem, tornou-se necessário dispor no sistema de transmissão um outro tipo de tubo denominado de conversor de imagem, ou vídeo câmera.
No final da década de 1920, G.Holst descreveu pela primeira vez um dispositivo deste gênero. Mas os
(a) Esquemático do  iconoscópio, mostrando a disposição dos seus elementos estruturais.
conversores de imagem fotocatodo foram desenvolvidos a partir do ICONOSCÓPIO, palavra de origem grega onde  eikon = imagem, e skopein = ver, inventado em 1930 por Y.K. Zworykin. Originalmente, era a marca comercial deste tipo de dispositivo termiônico produzido pela RCA. (a)
Na realidade o ICONOSCÓPIO  é um dispositivo opto-eletrônico. (b) Assim,a imagem em preto-branco é focalizada por um sistema óptico sobre uma placa de mica onde em uma das faces tem-se um mosaico de partículas fotossensíveis, que por ação foto-elétrica  emitem elétrons. Por sua vez, um canhão de elétrons na outra extremidade do tubo projeta um feixe de elétrons sobre o mosaico. Este é defletido sobre o mosaico  por meio de um conjunto de bobinas  defletoras.
Para compor a imagem, o feixe de elétrons desloca-se pelo mosaico na forma de ziguezague originando um processo chamado de varredura. (c)
A varredura é obtida pela passagem de corrente pelas bobinas de deflexão horizontal e vertical produzindo o chamado raster variável. Por exemplo, no Brasil, a imagem é
(b) Ilustração do iconoscópio originalmente inventado  por Vladimir Kosma Zworykin.
formada por 625 linhas e, é repetida 25 vezes por segundo.
Quantidades diferentes de elétrons deixam o feixe tanto na parte branca como preta da imagem de forma a  variar a corrente em um circuito elétrico ligado ao canhão de elétrons em relação com as variações de luz como de tons.
Finalmente, a corrente elétrica variável, ou sinal,  produzido pela câmera é amplificado e modulado pelo transmissor. (d)
Desde o iconoscópio, tem-se introduzido na tecnologia da televisão uma variedade de conversores de imagem:
- o emitron, aperfeiçoado na Inglaterra por J.D. McGee; (f)
Dos conversores fotocondutivos destacam-se, ainda:
- o vidicon, semelhante em funcionamento, ao orthicon, porém, possuindo um mosaico no qual a substância
(c) Ilustração do processo   de varredura  da imagem em ziguezague.
fotoemissora é o Sulfeto de Antimônio. (g)
- no plumbicon, um outro tipo de câmera de TV, emprega-se o Óxido de Chumbo como revestimento da placa fotoemissora.
Oriunda das pesquisas efetuadas  na década de 1940, pela RCA, na busca de tubos intensificadores de imagens para fins militares, surge o orthicon de imagem. (h).
(d) O Dr. Vladimir Kosma Zworykin com a sua invenção o iconoscópio. Foto arquivo RCA
Devido ao seu excelente poder de resolução, baixa inércia e altíssima sensibilidade, cerca de 100 Lux, tornou-se uma câmera padrão para a televisão em preto-branco, permitindo tomadas de cenas, tanto em estúdios como em ambientes exteriores.(i)
Em 1970, W.S.Boyle e G.E.Smith trabalhando nos laboratórios Bell, EUA, desenvolve o semicondutor Charge-Coupled Device, mais conhecido como CCD. (n)
Desta maneira, ao ser usado como um dispositivo eletro-óptico para conversão de imagem, tem um princípio de funcionamento totalmente diferente quando comparado com aqueles anteriormente vistos, como por exemplo o tubo Vidicon, cuja detecção primária de elétrons é feita por meio de material fotossensível. Assim, no dispositivo CCD, a detecção agora é feita pela acumulação de cargas, proporcionalmente absorvidas por pequenos poços ou elementos discretos distribuídos sobre o CHIP conhecido  por PIXEL, que na realidade, é um acrônimo de PICTURE ELEMENT  ou elemento de imagem.
O dispositivo CCD é, atualmente empregado na fabricação de câmeras de TV, quer para aplicações domésticas, comerciais ou científicas. (o)
(e) Ilustração de um aparelho de varredura mecânica usada numa estação experimental de TV da RCA-NBC em 1928. Foto arquivo RCA.

O Dr. V.K. Zworykin, inventor do iconoscópio, apresentando o novo conversor de imagem lançado no mercado pela RCA em 1945 e, comercializado sobre o nome de "Orthicon de Imagem". Este novo tipo de cãmera de video foi originalmente desenvolvido nos laboratórios da RCA em conjunto por uma equipe de engenheiros: Albert Rose, Paul K. Weimer e Harold B. Law, oriundo da avançada tecnologia de tubos de raios catódicos usados na fabricação de RADAR, LORAN, SONAR e alguns tipos de RADIO DIRECTION FINDERS durante a segunda guerra mundial.
RCA archives
(f) Esquemático do coletor de imagem, denominado de Super Emitron lançado no mercado por volta de 1937, que quando comparado ao iconoscópio distinguia-se pela disposição da tela.
fotoelétrica, que era separada do anteparo ou mosaico. Nele tem-se:
1-tela fotoelétrica
2-acelerador
3- mosaico
4-bobina de foco
5-feixe de raios catódicos
6-catodo

    


(o) Ilustração de uma câmera de TV com detector tipo CCD
(l) Primitivo tipo de câmera de vídeo. Radio News    
(h) Corte esquemático do Orthicon de imagem.
(i) Ilustração do Orthicon de imagem fabricado em 1950 pela RCA, EUA (j) Ilustração do conversor de imagem modelo XQ 1029R fabricado pela firma americana Amperex  em 1960. (m) A câmera de vídeo por volta de 1949. Radio-Electronics