9.1 - A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE TRANSMISSÃO DA IMAGEM
Com finalidade de alocação histórica, a idade da televisão inicia-se em 1876 quando se descobriu que a resistividade de uma placa de Selênio variava com a incidência de luz sobre a mesma.
Desde então os pesquisadores começaram  á tentar desenvolver métodos de transmissão de imagens por meios da eletricidade. Assim, enquanto algumas concepções utilizavam um mosaico de detectores de Selênio, outras se valiam  em varrer a imagem por meios mecânicos, através de dispositivos providos com uma ou mais placas de Selênio.
O primeiro aparelho de televisão de caráter prático foi o telescópio elétrico de Paul Nipkow em 1884. A base deste aparelho era o então conhecido disco de Nipkow o qual consistia de 24 furos igualmente espaçados ao longo e uma espiral próxima à periferia do mesmo. (a)
A imagem a ser transmitida era focalizada sobre uma pequena área na periferia do disco o qual por sua vez girava a uma velocidade de 600 rpm. (b)
À medida que o disco girava, a seqüência de furos variava a imagem em uma linha reta. Uma lente colocada atrás da área da imagem coletava as amostras da luz seqüencial focalizando-as sobre uma única célula de Selênio. Esta por sua vez produzia uma sucessão de correntes, cada uma das quais proporcionais à intensidade de luz oriunda das diferentes áreas da imagem.
Na recepção, Nipkow propôs o uso de um dispositivo modulador de luz do tipo magneto-óptico  para variar a intensidade da imagem reconstituída. Para formar a imagem havia um segundo disco, idêntico ao primeiro, girando sincronizado com aquele do transmissor.
Infelizmente a invenção de Nipkow restringiu-se apenas a teoria. Entretanto, o princípio da varredura mecânica de Nipkow lançou as bases para futuros sistemas de televisão dentre os quais um dos mais notáveis foi aquele desenvolvido pelo inventor britânico John Logie Baird. (c)
Em 1908, Alan Archibald Campbell-Switon   descreve o primeiro sistema de transmissão de imagens totalmente eletrônico tal qual se conhece hoje em dia, usando um dispositivo eletrônico que mais tarde foi denominado de tubos de raios catódicos.

(a)  Ilustração de diversos tipos de discos de varredura mecânica onde:
a - disco plano com dois conjuntos de furos
b - disco plano com três conjuntos de furos de varredura
c - disco singelo com dois conjuntos de furos para receber sinais de estações, empregando dois números diferentes de linhas por imagem
d - tambor de varredura com furos dispostos em espiral
e - esteira de varredura flexível 

(b) Ilustração do princípio de varredura mecânica originalmente inventado por Paul Nipkow em 1884.

(c) Esquemático do sistema de transmissão e recepção de sinais de vídeo usando o princípio do disco de varredura mecânica. Reproduções do livro Radio Physics Course, 1933. 

(d) Ilustração de um dispositivo de varredura mecânica, vendido para experiências de amadores em 1930. Radio News.