8.2.1.3 - O RÁDIOALINHAMENTO
a) Aparelho usado em radioalinhamento modelo DW-1 com dial azimutal, rotativo, fabricado pela Bendix, Radio em 1941, EUA.
O uso de sinais de rádio para o correto posicionamento de navios e aeronaves foi originalmente desenvolvid o em 1930 pelos engenheiros americanos J.
b) Indicador de bordo com escala azimutal e a antena rotativa que era fixada na fuselagem da aeronave.
Dillinger, H. Diamond e E. Dumore. Basicamente consistia em usar rádio faróis  direcionados,  transmitindo  sinais em código Morse, modulados em frequências de ondas longas. (a)
No início da segunda guerra mundial,  a força aérea alemã, LUFTWAFFE, já dispunha do seu próprio sistema de radioalinhamento conhecido sob o codinome de KNICKENBEIN, literalmente perna torta. Originalmente  projetado pelas firmas  Lorenz e Telefunken,  destinado a orientar  aviões bombardeiros quando em missões noturnas sobre a Inglaterra utilizando-se  de dois rádios faróis  localizados nas costas do mar do Norte e do canal da Mancha.
Entre 1938 a 1945 surgiram vários tipos de radioalinhamento dentre os quais se destacam os sistemas de radionavegação por pulso modulado que tinha a vantagem de fornecer a indicação direta da aeronave ou navio com excelente precisão; como exemplo  tem-se  os  sistemas de origem inglês  GEE e DECCA, bem como do americano,  LORAM, Long Range Navigation Aid.
c) Indicador de bordo da aeronave mostrando o seu dial ou escala calibrada em 360º.

(a) Rádio receptor usado no sistema LORAN.

Basicamente  nestes  dois sistemas de radionavegação media-se sobre a tela de um  osciloscópio as diferenças no tempo de chegada ao receptor, dos pulsos de radiofreqüência, transmitidos simultaneamente ou em intervalos definidos de um conjunto de transmissores localizados em terra. O sistema GEE operava em frequências de 20 - 80 MHz e o DECCA em 100 MHz. Por sua vez, o sistema LORAN operava em frequências de ondas longas, na faixa de 1900 kHz. (b)
Em 1946 surge o sistema de radionavegação multidirecional  por comparação de fase, conhecido por VOR ou VHF Omini Direcional Range, que permita que a aeronave voasse ao longo de uma rota pré-determinada dentro de uma zona aproximação cujos sinais do radiofarol eram captados em distâncias de 100 a 200 Km. Assim, além do radiofarol transmitir contínuas e inúmeras trilhas eletrônicas o sistema tinha ainda a vantagem de dispor de um equipamento aerotransportado bastante simples, podendo, também, operar simultaneamente com os transceptores da aeronave. (c)

(b) Radio operador a bordo de aeronave usando sistema de radio navegação, por volta de 1939. (Radio News)
(a) Ilustração do sistema de radionavegação DECCA, mostrando as coordenadas, os pontos com os rádiofarois e os instrumentos indicadores do rádio-sinal no painel da aeronave.
Radioalinhamento, uma estrada invisível no céu.
(b) Instrumento no painel da aeronave usado no sistema VOR.
(c) Primitivo instrumento para posicionamento e orientação de vôo .