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a) Aparelho usado em radioalinhamento
modelo DW-1 com dial azimutal, rotativo, fabricado
pela Bendix, Radio em 1941, EUA. |
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O uso de sinais de rádio
para o correto posicionamento de navios e aeronaves foi originalmente
desenvolvid o em 1930
pelos engenheiros americanos J.
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b) Indicador de bordo com escala
azimutal e a antena rotativa que era fixada na fuselagem
da aeronave. |
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Dillinger, H. Diamond e E. Dumore.
Basicamente consistia em usar rádio faróis direcionados,
transmitindo sinais em código Morse, modulados em frequências
de ondas longas. (a)
No início da segunda guerra mundial, a força aérea alemã,
LUFTWAFFE, já dispunha do seu próprio sistema de radioalinhamento
conhecido sob o codinome de KNICKENBEIN, literalmente perna
torta. Originalmente projetado pelas firmas Lorenz
e Telefunken, destinado a orientar aviões bombardeiros
quando em missões noturnas sobre a Inglaterra utilizando-se
de dois rádios faróis localizados nas costas do mar do
Norte e do canal da Mancha.
Entre 1938 a 1945 surgiram vários tipos de radioalinhamento
dentre os quais se destacam os sistemas de radionavegação por
pulso modulado que tinha a vantagem de fornecer a indicação
direta da aeronave ou navio com excelente precisão; como exemplo
tem-se os sistemas de origem inglês GEE e DECCA,
bem como do americano, LORAM, Long Range Navigation Aid.
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c) Indicador
de bordo da aeronave mostrando o seu dial ou escala
calibrada em 360º. |
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(a) Rádio receptor usado
no sistema LORAN. |
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Basicamente nestes dois
sistemas de radionavegação media-se sobre a tela de um
osciloscópio as diferenças no tempo de chegada ao receptor,
dos pulsos de radiofreqüência, transmitidos simultaneamente
ou em intervalos definidos de um conjunto de transmissores
localizados em terra. O sistema GEE operava em frequências
de 20 - 80 MHz e o DECCA em 100 MHz. Por sua vez, o sistema
LORAN operava em frequências de ondas longas, na faixa de
1900 kHz. (b)
Em 1946 surge o sistema de radionavegação multidirecional
por comparação de fase, conhecido por VOR ou VHF Omini Direcional
Range, que permita que a aeronave voasse ao longo de uma rota
pré-determinada dentro de uma zona aproximação cujos sinais
do radiofarol eram captados em distâncias de 100 a 200 Km.
Assim, além do radiofarol transmitir contínuas e inúmeras
trilhas eletrônicas o sistema tinha ainda a vantagem de dispor
de um equipamento aerotransportado bastante simples, podendo,
também, operar simultaneamente com os transceptores da aeronave.
(c)
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(b) Radio operador a bordo de
aeronave usando sistema de radio navegação, por
volta de 1939. (Radio News) |
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(a) Ilustração
do sistema de radionavegação DECCA, mostrando as
coordenadas, os pontos com os rádiofarois e os instrumentos
indicadores do rádio-sinal no painel da aeronave. |
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Radioalinhamento, uma estrada
invisível no céu. |
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(b) Instrumento no painel da aeronave
usado no sistema VOR. |
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(c) Primitivo instrumento para
posicionamento e orientação de vôo . |
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