RADAR é uma acrossemia de RADIO DETECTING AND RANGING,
ou seja, detecção por telemetria radielétrica,
termo este adotado pela primeira vez em 1941, pela marinha americana.
Na realidade é uma técnica que utiliza emissão
de sinais modulados em microondas, cuja análise dos pulos
refletidos permite a localização e determinação
da velocidade como a natureza de objeto móveis ou estacionários(a).
Foi originalmente desenvolvido como um processo para detectar
aproximação de aviões de ataque a longas
distâncias e, assim, permitir uma defesa ou contra ataque
em tempo hábil.
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(a) - O princípio de operação
do RADAR. |
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Entretanto, devido ainda possuir
as vantagens de medir a distância como a direção
do alvo foi, também, largamente empregado no campo da
vigilância e aquisição de dados sobre o
alvo (b).
Em 1900, Tesla propõe pela primeira vez o conceito atual
da reflexão e detecção de ondas sobre um
corpo. Em 1904, Christian Hulsmeyer inventa o primeiro aparelho
com aplicações práticas para a detecção
de objetos a distância. Denominado de TELEMOBILOSCPIO,
e fora concebido para evitar colisões entre navios. Consistia
de um transmissor por centelha, operando na freqüência
de
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b) - Ilustração da disposição
dos sinais ou pulsos emitidos e refletidos na tela
do tubo de raios catódicos de um receptor de RADAR. |
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650 MHz, cujas emissões
eram feitas por meio de duas antenas parabólicas respectivamente,
para emitir como captar o sinal refletido. Assim, quando um
objeto estivesse a uma certa distância, o sistema captava
o sinal refletido e disparava um alarme sônico. Entretanto,
por operar em freqüências de ondas contínuas
e, não pulsos, o aparelho não podia determinar
a distância do objeto. Para contornar esta dificuldade
a antena foi direcionada para a superfície da água,
assim, as ondas refletiam na mesma e atingiam o objeto cuja
distância podia, agora ser calculada conhecendo-se o ângulo
de inclinação da antena como a sua altura acima
da superfície da água. Apesar da simplicidade
e praticidade do TELEMOBILOSCÓPIO, mínimo foi
o interesse em sua aplicação. Porém, foi somente
a parir de 1930 que se intensificam as pesquisas para obtenção
de um aparelho operacional para detecção de objetos
a longas distâncias. Elas foram feitas simultaneamente
em vários países sob diversas denominações
como, por exemplo, FUMG, Funkmess
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(c) - O radar
ASV consistia de um transmissor-receptor provido
com duas antenas tipo YAGI. Este tipo de antena
foi desenvolvido em 1921, pelos pesquisadores japoneses
H. Yagi e S. Uda da universidade de Tohuku. |
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Gerät, na Alemanha, DEM
ouDetection, Eletromagnetique em França e na Inglaterra,
RDF, Radio Direction Finding. Todavia, foi na Inglaterra que
R. A. Watson-Watt e A.F. Wilkins, fazem a histórica experiência
sobre o RADAR demonstrando finalmente a suas grandes possibilidades
práticas.
Em 1938 o panorama de guerra já era uma realidade no
continente europeu como asiático, de forma que os principais
países envolvidos na geopolítica da época.
A Alemanha, o Japão e a Inglaterra se preparavam militarmente.
Na Alemanha os estudos sobre o RADAR começaram em 1933,
sob a supervisão do Dr. Rudolph Kuhnold. As suas forças
armadas já dispunha dos RADARES tipo FREYA, SEETAK, LICHTENSTEIN
e WURZBURG. Este último foi a base para o desenvolvimento
dos RADARES japoneses tipo TAKI-6 e TAKI-1.
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(d) - Princípio de operação
de um RADAR PPI, mostrando o diagrama polar com os diversos
círculos de distância e o pulso ou sinal
do objeto detectado. |
Por outro lado, a Inglaterra
através dos estudos de Watson-Watt já possuía
grande conhecimento sobre o RADAR que aliado ao avançado
estado evolutivo das novas válvulas de alta frequência,
como o KLYSTRON e o MGNETRON DE PULSO lhe dava uma grande vantagem
tecnológica. Assim, a partir de 1937, inicia as instalações
de uma cadeia de radares costeiros conhecida como: BRITISH HOME
CHAIN FOR EARLY WARNING STATIONS. Este notável sistema
de RADAR desempenhou papel fundamental durante a guerra, principalmente
na batalha da Inglaterra, pois esta linha de defesa eletrônica
podia detectar rapidamente os aviões alemães em
altitudes de 3000 m, em distâncias de 180 km, permitindo assim,
um contra ataque eficaz. Durante oconflito, os ingleses desenvolveram
ainda vários tipos de radares, destinados às mais
diversas aplicações tanto de ordem tática
como estratégica. Dentre eles tem-se o tipo "Gun
Laying", o "Chain Home Low Flying", paradetectar
aviões voando em baixa altitude, o sistema "IFF"
- Indentification Friend or Foe" que podia identificar
se a aeronave era de procedência amiga ou inimiga, o famoso
RADAR ASV, "Airborne Search For Surface Vessels" (c)
que na realidade foi o responsável pela destruição
da frota alemã de submarinos. E, finalmente o RADAR PPI
ou "Plan Position Indicator" o qual na realidade foi
uma inovação do RADAR CHL (d) (e). Como visto,
premidos pela guerra que ameaçava o seu território,
os ingleses num curto espaço de tempo, que foi o período
de 1939-1940, desenvolveram quase que sozinhos, grande parte
da tecnologia do RADAR, cujos reflexos são sentidos atualmente
(f).
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(e) - Ilustração
de um RADAR tipo PPI em operação. |
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(f) - Um moderno RADAR PPI. |
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