8.2.2 - O RADAR

RADAR é uma acrossemia de RADIO DETECTING AND RANGING, ou seja, detecção por telemetria radielétrica, termo este adotado pela primeira vez em 1941, pela marinha americana. Na realidade é uma técnica que utiliza emissão de sinais modulados em microondas, cuja análise dos pulos refletidos permite a localização e determinação da velocidade como a natureza de objeto móveis ou estacionários(a).
Foi originalmente desenvolvido como um processo para detectar aproximação de aviões de ataque a longas distâncias e, assim, permitir uma defesa ou contra ataque em tempo hábil.
(a) - O princípio de operação do RADAR.
Entretanto, devido ainda possuir as vantagens de medir a distância como a direção do alvo foi, também, largamente empregado no campo da vigilância e aquisição de dados sobre o alvo (b).
Em 1900, Tesla propõe pela primeira vez o conceito atual da reflexão e detecção de ondas sobre um corpo. Em 1904, Christian Hulsmeyer inventa o primeiro aparelho com aplicações práticas para a detecção de objetos a distância. Denominado de TELEMOBILOSCPIO, e fora concebido para evitar colisões entre navios. Consistia de um transmissor por centelha, operando na freqüência de
b) - Ilustração da disposição dos sinais ou pulsos emitidos e refletidos na tela do tubo de raios catódicos de um receptor de RADAR.
650 MHz, cujas emissões eram feitas por meio de duas antenas parabólicas respectivamente, para emitir como captar o sinal refletido. Assim, quando um objeto estivesse a uma certa distância, o sistema captava o sinal refletido e disparava um alarme sônico. Entretanto, por operar em freqüências de ondas contínuas e, não pulsos, o aparelho não podia determinar a distância do objeto. Para contornar esta dificuldade a antena foi direcionada para a superfície da água, assim, as ondas refletiam na mesma e atingiam o objeto cuja distância podia, agora ser calculada conhecendo-se o ângulo de inclinação da antena como a sua altura acima da superfície da água. Apesar da simplicidade e praticidade do TELEMOBILOSCÓPIO, mínimo foi o interesse em sua aplicação. Porém, foi somente a parir de 1930 que se intensificam as pesquisas para obtenção de um aparelho operacional para detecção de objetos a longas distâncias. Elas foram feitas simultaneamente em vários países sob diversas denominações como, por exemplo, FUMG, Funkmess
(c) - O radar ASV consistia de um transmissor-receptor provido com duas antenas tipo YAGI. Este tipo de antena foi desenvolvido em 1921, pelos pesquisadores japoneses H. Yagi e S. Uda da universidade de Tohuku.
Gerät, na Alemanha, DEM ouDetection, Eletromagnetique em França e na Inglaterra, RDF, Radio Direction Finding. Todavia, foi na Inglaterra que R. A. Watson-Watt e A.F. Wilkins, fazem a histórica experiência sobre o RADAR demonstrando finalmente a suas grandes possibilidades práticas.
Em 1938 o panorama de guerra já era uma realidade no continente europeu como asiático, de forma que os principais países envolvidos na geopolítica da época. A Alemanha, o Japão e a Inglaterra se preparavam militarmente. Na Alemanha os estudos sobre o RADAR começaram em 1933, sob a supervisão do Dr. Rudolph Kuhnold. As suas forças armadas já dispunha dos RADARES tipo FREYA, SEETAK, LICHTENSTEIN e WURZBURG. Este último foi a base para o desenvolvimento dos RADARES japoneses tipo TAKI-6 e TAKI-1.
(d) - Princípio de operação de um RADAR PPI, mostrando o diagrama polar com os diversos círculos de distância e o pulso ou sinal do objeto detectado.
Por outro lado, a Inglaterra através dos estudos de Watson-Watt já possuía grande conhecimento sobre o RADAR que aliado ao avançado estado evolutivo das novas válvulas de alta frequência, como o KLYSTRON e o MGNETRON DE PULSO lhe dava uma grande vantagem tecnológica. Assim, a partir de 1937, inicia as instalações de uma cadeia de radares costeiros conhecida como: BRITISH HOME CHAIN FOR EARLY WARNING STATIONS. Este notável sistema de RADAR desempenhou papel fundamental durante a guerra, principalmente na batalha da Inglaterra, pois esta linha de defesa eletrônica podia detectar rapidamente os aviões alemães em altitudes de 3000 m, em distâncias de 180 km, permitindo assim, um contra ataque eficaz. Durante oconflito, os ingleses desenvolveram ainda vários tipos de radares, destinados às mais diversas aplicações tanto de ordem tática como estratégica. Dentre eles tem-se o tipo "Gun Laying", o "Chain Home Low Flying", paradetectar aviões voando em baixa altitude, o sistema "IFF" - Indentification Friend or Foe" que podia identificar se a aeronave era de procedência amiga ou inimiga, o famoso RADAR ASV, "Airborne Search For Surface Vessels" (c) que na realidade foi o responsável pela destruição da frota alemã de submarinos. E, finalmente o RADAR PPI ou "Plan Position Indicator" o qual na realidade foi uma inovação do RADAR CHL (d) (e). Como visto, premidos pela guerra que ameaçava o seu território, os ingleses num curto espaço de tempo, que foi o período de 1939-1940, desenvolveram quase que sozinhos, grande parte da tecnologia do RADAR, cujos reflexos são sentidos atualmente (f).
(e) - Ilustração de um RADAR tipo PPI em operação.
(f) - Um moderno RADAR PPI.