7.7.2 - A EVOLUÇÃO DO DIFUSOR ACÚSTICO
A finalidade da caixa acústica além de suportar os alto-falantes tem a função de mantê-los em fase, ou seja, acusticamente alinhados de tal forma a permitir uma transição linear entre as diversas gamas de freqüência.
Na realidade, estas são porções definidas do espectro de áudio, basicamente compreendendo as gamas de : 30-100Hz, 500-5000 Hz e 5000-20000 Hz respectivamente para as faixas de  baixa, média e alta freqüência as quais são ajustadas eletricamente por filtros de caráter passivo como ativo.
Com o lançamento do primeiro filme sonoro, "O cantor de Jazz", pela Warner Brothers, EUA, em 1928, estabelece-se os padrões técnicos básicos para a reprodução sonora em cinemas e auditórios, mais tarde estendendo-se para aplicações domésticas.
Difusor acústico para reprodução de baixas freqüências tio corneta de acoplamento direto
Para reprodução de  baixas  freqüência uma corneta deveria ter um comprimento de 10 metros. Este inconveniente foi contornado pelos engenheiros dobrando-se a sua estrutura no interior do difusor acústico de maneira a torna-la compacta.
O difusor acústico escantilhado é uma derivação mais compacta da corneta dobrada pois utiliza os cantos do ambiente para aumentar o tamanho efetivo da corneta.
Ilustração do:
A esquerda: - difusor acústico tipo plano infinito
A direita:  - difusor acústico tipo suspensão acústica
Variações do  difusor  acústico tipo bass reflex mostrando o pórtico ou duto de sintonia.
A - a corneta tipo direto
B - a corneta radial setorial
C - pequena corneta exponencial
D - a corneta cônica
E - a corneta radial multi-celular
F - a corneta dobrada
Ilustração do alto falante coaxial lançado no mercado americano em 1943 pela firma
Altec-Lansing