8.1.2 - VÁLVULAS METÁLICAS
Em 1930, a válvula ainda usava técnicas de fabricação oriunda da lâmpada elétrica, onde o vidro era o elemento fundamental para a construção dos bulbos usados como invólucro dos seus elementos estruturais. Entretanto, logo após a 1ª guerra mundial, como as válvulas de transmissão passaram a ter maior potência, necessitavam também de maior
(b) Esquemático de uma válvula metálica de origem americana.
refrigeração. Assim, estas primeiras válvulas foram
Válvula metálica tipo
6J7, pentodo de corte abrupto. Conhecida também nas seguintes denominações:
VT-91, VR-56, CV-1074
fabricadas de forma que parte do seu anodo era quase que exposto fora do bulbo de vidro para aumentar a dissipação térmica. Estas válvulas eram fabricadas com o anodo na forma de um cilindro de cobre, fundido na porção inferior do bulbo de vidro. Assim, estes tipos de válvulas logo foram denominadas de "CAT", acrônimo em inglês: Cooled Anode Transmitting. Na realidade, foi o embrião das primeiras válvulas metálicas, que surgiriam alguns anos mais tarde, em 1933, lançadas na Europa, pelas companhias Marconi e Osram. Estas válvulas além de usarem anodo de cobre externo, os eletrodos eram agora dispostos em círculo, selados através da seção inferior do bulbo de vidro, não mais usando a antiga técnica de prensagem da estrutura metálica, tendo como suporte uma árvore de vidro tornando, assim, obsoleto o tradicional processo de fabricação oriundo da lâmpada elétrica. Pela similaridade com os primitivos congêneres este novo tipo de válvula passou a ser chamada de válvula CATKIN (a)
(a) a válvula tipo CATKIN

Coincidência ou não, em 1934 os americanos lançam também a suas primeiras válvulas metálicas, fabricadas através de um acôrdo secreto entre as companhias GE e RCA. O princípio de construção era diferente do processo europeu pois nas válvulas americanas podiam ser consideradas como um encapsulamento totalmente metálico. Na sua fabricação foram empregados materiais especiais com o mesmo coeficiente de expansão térmica. O conjunto assim fabricado era então, encapsulado pelo bulbo metálico que além de imprimir blindagem elétrica, ainda tornava a válvula mecanicamente robusta.(b) Por sua vez a base era provida de um pino ou chaveta permitindo um encaixe preciso e correto da válvula no soquete.(c)
O aparecimento da válvula metálica revolucionou os métodos de fabricação, lançando novos padrões de eficiência, precisão e rigidez tão necessários aos projetos e produção de novos equipamentos de comunicação dentre os quais se destacavam (d) válvula metálica RV2P800, usada em rádios de comunicação do exército alemão.
( c ) Diversos tipos de válvulas metálicas de origem americana:
( a ) Tipo 6H6, duplo diodo
( b ) tipo 6SJ7, pentodo de corte abrupto
( c ) Tipo 6SA7, válvula conversora - de médio um
( d ) Tipo 6SK7, pentodo de corte remoto
( e ) tipo 6J5, triodo
(d) Válvula metálica RV2P800, usada em rádios de comunicação do exército alemão.
(e) Válvula metalica MG