7.2.4 - A Amplificação de Potência com Válvulas de feixe de Elétrons
Famosa válvula por feixe de elétrons tipo KT-66 fabricada na Inglaterra pela MO-Valve.
Nos primórdios da Eletrônica, inventores, engenheiros, cientistas e mesmos fabricantes se envolveram em constantes e longos processos jurídicos relativos a violação de direitos de fabricação como de patentes cobrindo não somente aparelhos, componentes, bem como circuitos eletrônicos.
Assim, no campo da Termiônica não fugiu à regra e, por volta de 1939, no intuito de evitar a violação de patentes que protegiam a válvula pêntodo, fez com que alguns fabricantes após intensas pesquisas de laboratório lançassem no mercado a primeira válvula de potência por feixe de elétrons, mais conhecido como tetrodo por feixe dirigido.
Na realidade, este tipo de válvula pode ter tanto a configuração estrutural de um tetrodo como de um pêntodo e recebeu essa denominação por ser construída de forma que os elétrons circulem em feixes concentrados do catodo através das grades até a placa.
Assim, as principais diferenças entre esta válvula, quando comparada aos tetrodos e pêntodos convencionais, residem no fato que nela os espaços entre as espiras das grades são alinhados, possui duas placas formadores de feixes e, geralmente um espaço maior entre a grade de blindagem e a placa. Como os espaços entre as grades encontram-se alinhados, poucos elétrons que colidem contra a grade de blindagem e, por conseguinte, a corrente anódina é maior que quando comparada aos pêntodos.
Neste tipo de válvula a emissão secundária é reduzida devido à carga espacial entre a grade de blindagem e a placa. A carga espacial é um fenômeno resultante da frenagem dos elétrons quando passam das grades de blindagem de elevado potencial para as placas onde o mesmo é menor. Assim, a carga espacial formada na frente da placa é suficiente para expulsar os elétrons secundários da mesma, emitidos como resultado da colisão dos elétrons primários.
Ilustração das diversas variações da válvula de potência por feixe de elétrons tipo 6L6 de fabricação americana onde se tem da esquerda para direita: com bulbos de vidro tipo GC, G e metálico
Ilustração da configuração estrutural de uma válvula de potência por feixe de elétrons