5.2.5 - O CIRCUITO DE REALIMENTAÇÃO NEGATIVA
Circuíto amplificador com realimentação negativa

Este circuito originalmente desenvolvido pelo engenheiro americano Harold S. Black sendo um dos mais importantes marcos da historia das telecomunicações. Na realidade  o Dr. Black descobriu  que a realimentação negativa podia ser aplicada a um amplificador para minimizar as distorções sobre uma larga faixa de frequências  simultaneamente obtendo estabilização. Este seu trabalho de pesquisa foi desenvolvido nos laboratórios da Bell Telephone em 1927. Veja a homenagem publicado pela Bell Telephone Laboratories sobre este trabalho do engenheiro Harold S. Black ao ganhar a medalha “Lame”.
É interessante notar que o a pesquisa de Black  é diferente daquela desenvolvida por Harold Alden Wheeler que aplicou o principio da realimentação negativa dando origem ao chamado circuito AGC, ou controle de ganho automático ao trabalhar nos laboratórios da empresa Hazeltine Corporation em 1926.

Homenagem prestada pelos Laboratórios Bell ao engenheiro Harold S. Black ao receber a medalha “Lame”, em 1960, pelos seu diversos trabalhos de pesquisa na área da eletrônica incluindo o desenvolvimento do circuito de realimentação negativa. O titulo é bastante sugestivo: Um homem ganha uma medalha e fortalece uma filosofia “ou seja, uma alusão ao dístico da medalha “Lame”:  “O engenheiro vê esperançosamente neste ponto o inatingível”