11.10 - CONSTRUTORES DA MODERNA SOCIEDADE ELETRÔNICA

A moderna sociedade eletrônica é conseqüência da curiosidade, audácia e da tenacidade inerente a espécie humana que numa perene busca para uma melhor perspectiva de vida levou homens de gênio criativos no desenvolvimento de inúmeras invenções e descobertas. Dentre eles se destacam:

Alexander Gaham Bell
Eletrificou a voz humana permitindo o fluxo das palavras através de fios com a invenção do telefone. Escocês, foi educado na Universidade de Edimburgo, situada na mesma cidade onde nasceu em 3 de abril de 1847. Em 1870 imigrou para o Canadá. Interessado no sistema inventado pelo seu pai para se comunicar com deficientes surdos-mudos, em 1872 tornou-se professor da fisiologia da voz na universidade de Boston. Sua especialidade era a mecânica da voz que o conduziu às primeiras experiências no desenvolvimento de um aparelho para a transmissão elétrica das palavras. Em 7 de março de 1876, Bell recebe do Escritório de patentes dos EUA o registro nº174.465 garantindo-lhe o direito sobre a sua invenção o telefone. Durante sua visita a exposição de Filadélfia, D.Pedro II, imperador do Brasil, assistiu impressionado a demonstração do telefone feita por Bell sendo assim considerado como primeiro reconhecimento oficial do aparelho.

Charles Cros
Nascido a 1º de outubro de 1842 em Fabrezan, este francês de grande versatilidade, foi poeta, químico, pintor. Apresentou em abril de 1877, à academia Francesa de Ciências projeto de um aparelho reprodutor de sons cuja concepção era bastante parecida com o fonógrafo de Edison. Entretanto, Cros não conseguiu materializar o seu invento e, em fevereiro de 1878 Edison obtinha o registro de patente para o seu aparelho.

Emil Berliner
O principal artesão na invenção do disco plano, nasceu em 1851 em Hanover, Alemanha. Cedo imigrou para os EUA onde exerceu diversos trabalhos. Autodidata, instalou um pequeno laboratório onde realizava suas experiências sobre o telefone inventado por Bell. Em 1883, após varias pesquisas baseadas nos trabalhos de Martinville, Cros e Bell-Tainter, desenvolveu finalmente os princípios da fonotipia que consistia no registro dos sons naturais na forma de modulação lateral sobre um disco plano.

Hermann L. F. Von Helmholtz
Ffísico e filósofo, natural de Potsdam, na Alemanha onde nasceu em 31 de agosto de 1821. De família humilde, conseguiu formar-se em medicina, atuando como assistente do museu de Anatomia de Berlin.Logo em seguida torna-se professor de Física da Universidade de Berlin onde se especializa em Óptica e Acústica. Em 1863 escreve o seu famoso livro “Sensations of Tone” considerado o mais importante trabalho em acústica do século XIX. Suas pesquisas foram fundamentais para o desenvolvimento da teoria da indução eletromagnética que culminou com a demonstração da propagação das ondas eletromagnéticas pelo seu pupilo Heinrich Hertz. Von Helmholtz morreu em Charlottenburg, em 8 de setembro de 1894, na Alemanha.

Leon Scott de Martinville

Nascido em 1817 foi o inventor de fonautografo, um primitivo aparelho cujo princípio operacional foi o precursor do diafragma. Martinville morreu pobre e esquecido em 16 de abril de 1879 em Paris.

Michael Idvorsky Pupin
Físico e inventor de origem sérvia, imigrou para os EUA em 1873. Graduado pela universidade de Columbia em 1883 onde se tornou professor de Física e Matemática em 1891. No campo da Física seus estudos o levaram a descobrir as emissões secundárias de Raios X em 1892. Motivado pelo seu grande interesse em vários campos da tecnologia como o rádio, o telégrafo, inventou o primeiro tipo de repetidor telefônico conhecido como “Bobina de Pupin” que permitiu a ligação telefônica de longa distância. Michael Pupin faleceu em 12 de março de 1935 em Nova York, EUA.

Nikola Tesla
Fig. 360 - A bobina inventada por Tesla.
Matemático de origem servia nasceu em 7 de julho de 1857 em Smiljan. Estudou Matemática, Física e Mecânica na escola politécnica de Gratz e, na universidade de Praga onde fez um curso de filosofia. Durante seu curso em Gratz teve a oportunidade de trabalhar com o dínamo elétrico inventado por Z. T. Grammes quando propôs várias modificações para simplificar o aparelho. Imigra para os EUA em 1884 onde desenvolve várias pesquisas culminando com invenções como a bobina Tesla e diversos tipos de motores para operação em corrente alternada. Em 1895 inventa o método de geração da energia elétrica por corrente alternada permitindo a sua transmissão à longa distância. Nikola Tesla falece em 7 de janeiro de 1943 na cidade de Nova York, EUA. Fig. 360

Samuel Finley Breese Morse
Inventor e artista norte-americano. Original de Charlestown, Massachusetts onde nasceu em 27 de abril de 1791.Graduado pela universidade de Yale em 1810 quando viaja para a Inglaterra para estudar artes. Em 1825, atua como professor de literatura e artes na universidade de Nova York. Em 1835 constrói um dos seus primeiros instrumentos telegráficos elétricos, usando de um sistema de transmissão de mensagens com base no alfabeto de traços e pontos numa distância de 500 m. Trinta anos mais tarde após suas primeiras experiências, em 2 de abril de 1872, os telégrafos do mundo todo transmitem a notícia do seu falecimento.

Thomaz Alva Edison
Fig. 361 - Thomaz Alva Edison.
Norte americano de origem, nasceu em 11 de fevereiro de 1847 na cidade de Milão, no estado de Ohio. Desde menino apresentou forte pendor para ciências exatas, principalmente a Química. Ainda jovem empregou-se na estrada de ferro do Gran Trunk do Canadá, permanecendo ali por alguns anos durante os quais fundou o jornal “The Gran Trunk Railroad Herald”, vendido aos passageiros e assim lhe garantido o sustento para o desenvolvimento de experiências científicas em seu laboratório caseiro. Em 1862, Edison tornou-se telegrafista na estação de Port Huron, no estado de Michigan, e em 1864 inventa o telégrafo “Duplex”, que permite fazer passar simultaneamente pelo mesmo condutor dois despachos em sentidos contrários. Nos anos seguintes Edison trabalhou como engenheiro-consultor em muitas sociedades de redes telegráficas, vendendo-lhes diversas das suas invenções.
Já famoso, em 1870, funda o seu laboratório num lugar distante 40 km de Nova York, chamado de Menlo Park. Em 18 de outubro de 1931, as luzes de toda América se apagam por um minuto em homenagem póstuma ao seu gênio criativo cujo legado deixou inúmeras invenções dentre as quais se destacam: a lâmpada incandescente, o fonógrafo, e o mimeografo. Fig. 361



Thomaz Young

Inglês, de vasta cultura universal, nasceu em Milverton em 1773. Foi o primeiro a reproduzir graficamente as vibrações de um corpo sonoro. Seu trabalho pioneiro foi aperfeiçoado mais tarde por outros pesquisadores como o Alemão Weber, e o francês Lissajoux. Young morreu em 1829.

Wilhelm Conrad Röentgen
Nascido em Lennep em 1845. Pela sua descoberta dos Raios-X, foi-lhe concedido em 1901 o primeiro prêmio Nobel de Física. Röentgen realizou pesquisas sobre elasticidade, capilaridade, condução o calor nos cristais, piezeletricidade e rotação eletromagnética da luz polarizada. Faleceu em 10 de fevereiro de 1923.