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Fig 318 - Vista explodida do auto-rádio
modelo PS-LC, fabricado no Brasil pela PenaSimon por volta de
1954. |
![](image/cap11/image114.jpg) |
Fig. 318 - Ilustração de um
primitivo auto-rádio com dial separado. |
Em virtude da concepção construtiva usada nos primeiros
auto-rádios, o dial podia ser incorporado ou em separado do
receptor tornando-se uma unidade remota. No primeiro tipo o receptor
era montado em baixo do painel do automóvel e assim, nem sempre
de fácil operação. Desta forma os modelos com
dial separado eram geralmente os mais práticos pois podia ser
facilmente montado no painel ou na árvore de direção
do veículo. Para a sintonia das emissoras o dial era conectado
ao chassi do receptor por meio de um chicote ou cabo de transmissão
que por sua vez estava acoplado a um sistema de rosca sem fim para
diminuir a folga e facilitar o acionamento do conjunto. Fig. 318
![](image/cap11/image118.jpg) |
Fig 318B - Ilustração do bloco
do estágio de rádio freqüência do auto-rádio
modelo P S - LC |
A sintonia de emissoras nestes primitivos tipos de auto-rádios
não era nada prática, além de não permitirem
uma boa estabilidade de desvio. Com o advento do circuito de controle
de freqüência automático, tornou possível
o emprego de sintonia por teclas. A sintonia por tecla foi um considerável
avanço. Basicamente consistia do emprego de capacitores fixos,
com baixíssimas tolerâncias tanto em capacitância
como em
![](image/cap11/image120.jpg) |
Fig 318C - Ilustração da unidade
de alimentação operando com vibrador para tensão
de 6 Volts. |
coeficiente de temperatura, os quais atuando em conjunto com bobinas
sintonizadas por permeabilidade nos circuitos osciladores e de freqüência
intermediária tornavam possível obter pré-sintonias
estáveis com mínimo de desvio.
A sintonia por teclas, tinha ainda várias vantagens: seleção
de quatro a 6 pré-sintonias com excelente estabilidade de desvio;
operação independentemente da sintonia manual; incorporação
em receptores com circuitos superheterodino ou rádio freqüência
sintonizada, ainda em uso na época, otimização
física do chassi para acomodação do circuito
de controle de freqüência automático, resultando,
conseqüentemente na redução do custo de fabricação
do receptor. Fig. 319
Por volta de 1940, o auto-rádio havia sofrido uma grande evolução
![](image/cap11/image122.jpg) |
Fig. 319 - Ilustração da montagem
eletromecânica de um tipo de sintonia por teclas. |
tecnológica tanto mecânica como eletricamente, pois agora
com uma boa sensibilidade e seletividade podia através do limitado
espaço da sua antena captar tênues sinais das rádios
emissoras.
No final da década de 1930, a radiodifusão atingia o
seu apogeu com notícias, informações e, entretenimento
feitos através de rádioteatros tão sofisticados
na sua elaboração que se tornaram paradigmas pelo alcance
da sua dramaticidade donde se destaca
Nos EUA, o famoso programa produzido e comentado por Orson Wells,
a Guerra dos Mundos, que pela sua autenticidade narrativa causou pânico
na cidade de Nova York numa noite de 1938.
Desta forma, pelas inúmeras facilidades tecnológicas,
o rádio, além da radiodifusão, permitia, também,
agora, que agências de notícias, jornalistas ou mesmo
um simples ouvinte pudesse ter a facilidade de receber pelo éter
radiofotos ou rádio textos surgindo assim, de forma prática,
às transmissões em fac-símile. |