10.7 - DESBRAVADORES DO ESTADO SÓLIDO
A busca frenética para se conseguir um dispositivo semicondutor eficaz, para a amplificação de tênues sinais elétricos que culminou com o aparecimento dos atuais componentes do estado sólido, foi durante anos a saga de muitos cientistas, engenheiros, inventores dentre os quais pelo seu trabalho pioneiro se destacam:
Edouard Branly trabalhando em seu laboratório no final do século XIX.
Edouard Branly
Nascido em Amiens, França, aos 23 de outubro de 1844. Seus estudos são completados na Escola Normal Superior. Trabalhando no departamento de Física da Sorbonne, obtém seu doutorado neste campo do conhecimento. Durante os seus estudos sobre a condutividade elétrica, Branly observou que alguns materiais na forma de pó eram afetados na sua condutividade pelas ondas eletromagnéticas.
Em 1885 desenvolve o coesor, o primeiro detector de ondas Hertzianas. Edouard Branly falece em Paris aos 24 de março de 1940.

Erwin Schrodinger
Nascido em Viena em 1881. Obteve o premio Nobel em conjunto com P. A. M. Dirac em 1933, por sua contribuição com a nova teoria da mecânica ondulatória aplicada a estrutura do átomo.

Greenleaf Whittier Pickard
Engenheiro elétrico, formado pela Universidade de Harvard e Instituto Tecnológico de Massachussets. Em 1903, inicia suas pesquisas sobre a aplicação de minerais como detectores de ondas Hertzianas. Durante os seus estudos avalia uma grande quantidade de materiais naturais concluindo que a galena, ou o Sulfeto de Chumbo apesar da sua fragilidade, era o mais sensível de todos. Além de descobrir o princípio da detecção por meio de cristal inventa o "Perikon", um detector de ondas Hertzianas, feito pela prensagem do Oxido de Zinco e a Calcopirita. Como engenheiro consultor foi detentor de mais de 100 patentes.

Jack St. Clair Kilby
Nasceu em Jefferson City, Missouri, EUA. Começou sua carreira em Eletrônica como engenheiro na companhia Globe-Union, EUA, fabricante de componentes para rádios. Em 1958, trabalhando no depto de micro miniaturização da companhia Texas Instruments, inventa o circuito integrado.

John Bardeen
Nascido em Maison, Wisconsin, EUA, em 1908, recebeu seu doutorado em Física do Estado Sólido pela universidade de Princenton. Autor da teoria da supercondutividade foi co inventor to Transistor. Em 1956, recebeu o Premio Nobel juntamente com William Shockley e Walter House Brattain.

Walter House Brattain
Um dos co-inventores do Transistor. Obteve seu doutorado em Física pela universidade de Minnesota quando teve a oportunidade de assistir várias palestras sobre o então promissor campo da Mecânica Quântica, proferida por cientistas do gabarito de Erwin Schrodinger e James Franck. Em 1929 inicia seu trabalho nos laboratórios Bell no campo da emissão termiônica e de outras propriedades superficiais de materiais. Pelo seu conhecimento sobre a Física do Estado Sólido, em 1931, é indicado para trabalhar com J. A. Backer no desenvolvimento de um retificador de Óxido de Cobre.

Walter Schottky
Nascido em 23 de julho de 1886, em Zurique, Suíça, completou seus estudos em Física na universidade Humboldt em Berlim. Obteve seu doutorado em 1912, quando se mudou para Jena na Alemanha para trabalhar com Max Wien quando, paralelamente, começa suas pesquisas sobre a interação dos elétrons e íons no vácuo e em materiais sólidos. Em 1919, trabalhando na companhia Simens, inventa a válvula tetrodo. Após vários anos de estudos, em 1929, publica o livro "Thermodynamik".
Através das suas inúmeras pesquisas sobre materiais semicondutores, em 1938, postula sua teoria que explicava o comportamento da retificação do contato de um metal semicondutor como dependente de uma camada ou barreira na superfície de contato entre os dois materiais. Esta foi à base para a fabricação dos chamados diodos de barreira. Walter Schottky faleceu em Pretzfeld na Alemanha em 4 de março de 1976.

William Bradford Schockley
Físico norte americano, nascido em Londres em 1910. Discípulo de John Slater um dos pioneiros da Mecânica Quântica. Recebeu seu doutorado em Física em 1936 pelo Instituto Tecnológico de Massachussets logo após iniciar suas pesquisas sobre a Física do Estado Sólido nos laboratórios Bell. Foi um dos co-inventores do Transistor.