O PRÊMIO DE RECONHECIMENTO DA AWA "HOUCK AWARD"

A "Antique Wireless Association" (AWA), é um das mais completas organizações internacionais de caráter técno-histórico, sem fins lucrativos, voltada para a preservação e estudo da radio eletricidade. Com sede em Rochester nos EUA, atualmente incorporada ao estado de Nova York, foi fundada em 1952 por um pesquisador e radioamador o Sr. Bruce Kelly. Atualmente a AWA conta com mais de 5.000 associados tanto nos E.U.A. como na maioria dos países e, dentro do seu extenso calendário de atividades, quer de caráter de difusão cultural como de preservação técno-histórica, incluem-se uma série de prêmios destinados aos seus membros que mais se distinguiram num determinado exercício, em atividades ligadas a tópicos relacionados com a evolução da tecnologia eletrônica.
Dentre estes premios destacam-se:

- Bruce Kelly - OTB Award: Em memória de Bruce Kelly fundador da associação,voltado para todos aqueles que publicaram matérias histórico-técnicas no jornal da instituição - AWA Journal.

- J.Albert Moore Award: com caráter semelhante ao anterior porem, também, reconhecido pelo Antique Radio Club of America.

- Taylor Award: em memória do pesquisador John Taylor, voltado para todos aqueles membros que contribuíram para a preservação da memória da tecnologia eletrônica aplicada à televisão.

- Tyne Award: em memória do engenheiro Gerald F. J. Tyne (autor do livro: "Saga of Vacuum Tube"), voltado para todos os membros que publicaram artigos relevantes sobre a história da válvula termiônica.

- Houck Award: voltado para todos os membros que contribuíram com publicação de livros, artigos técno-históricos quer nos periódicos da associação ou mesmo de outras ori
gens.

O "Houck Award 2006" foi concedido ao membro brasileiro da AWA, Carlos Alberto Fazano, devido ao seu contínuo trabalho de pesquisa técno-histórica sobre a evolução da eletrônica que originou este portal sob o título:

A IDADE DO ELÉTRON - 100 ANOS DE PROGRESSO NA ELETRÔNICA